Petisco

HQCon 2011 em Florianópolis

HQCon 2011

Nos dias 13 e 14, neste próximo fim de semana, acontece em Florianópolis, no Floripa Shopping, a segunda edição do HQCon, que é mais um evento no já cheio calendário de convenções de quadrinhos que serão realizados por todo o Brasil neste ano. E o Petisco estará presente no HQCon, dividindo um estande com a Balão Editorial. Portanto, em nosso estande você poderá comprar as HQs produzidas pelos autores do Petisco, além, é claro, dos títulos publicados pela Balão.

Além disso, Guilherme Kroll, Daniel Esteves, Felipe Meyer e eu, Cadu Simões, estaremos ministrando durante o evento diversas oficinas relacionadas a quadrinhos. Confiram as descrições e os horários das oficinas abaixo:

HQ Marginal na era do iPad

Oficina com Felipe Meyer, publicitário e quadrinista, indicado ao Troféu HQMix.

O título desta oficina é uma variação jocosa de um workshop ministrado em 2010 na Casa de Cultura Digital e na Campus Party Brasil. “Produção marginal na era dos blogs”, a original, apresentava para produtores de conteúdo independente técnicas de impressão e produção gráfica alternativas, numa época em que os blogs e redes sociais parecem não deixar espaço para nenhuma manifestação cultural e artística que não seja virtual.

Partindo desse ponto, a nova oficina trata de fanzines, revistas artesanais e demais formatos alternativos de publicação de histórias em quadrinhos, sem deixar de lado os formatos digitais popularizados pelas novas tecnologias. Entre os tópicos abordados se destacam: quadrinhos impressos (formatos, custos e formas de distribuição); fanzines e formatos artesanais; impressão digital versus offset; impressão por demanda; quadrinhos digitais; mobile comics; crowdfunding, micropayment e outras formas de financiamento.

Horário: Sábado, 13 de agosto das 15:15 às 17:15

Edição de Histórias em Quadrinhos

Guilherme Kroll é editor e co fundador da Balão Editorial, e apresenta nessa oficina métodos e processos utilizados na seleção e edição de materiais para a Balão. Dentre os tópicos abordados estão: como publicar, que tipo de intervenção um editor pode fazer em uma obra e como viabilizar uma HQ comercialmente.

Horário: Sábado, 13 de agosto das 17:30 às 19:30

Quadrinhos Colaborativos

Oficina com Felipe Meyer.

A oficina “Quadrinhos Colaborativos” é fruto da experiência do palestrante com duas publicações colaborativas, o site modelo de jornalismo colaborativo Jornal de Debates, no ar desde 2004 e que já teve mais de 30 edições impressas, e a revista em quadrinhos Contos da Madrugada, indicada ao Troféu HQ Mix em 2009, além de outros projetos realizados junto ao coletivo de quadrinistas Quarto Mundo e à Casa de Cultura Digital, espaço colaborativo em São Paulo que reúne diversas organizações e indivíduos de destaque na cultura digital brasileira. Entre os tópicos abordados destacam-se: definição e desmistificação de colaborativismo; criação colaborativa versus criação autoral; impressão, distribuição e financiamento colaborativos; diferentes gerações e suas relações com a rede; análise de casos (24 hours comic day, Jam Session HQMix, Jornal de Debates e Contos da Madrugada).

Horário: Domingo, 14 de agosto das 14:15 às 16:15

Webcomics e Quadrinhos Digitais

Oficina com Cadu Simões, criador do personagem Homem-Grilo e vencedor do Troféu HQMix.

A oficina “Webcomics e Quadrinhos Digitais” mostrará as melhores formas de se publicar webcomics: melhores ferramentas, formatos e sistemas de blogs para publicação de quadrinhos online; modelos para comercialização de quadrinhos na Internet e em dispositivos móveis; licenças livres, direito autoral, pirataria e scans; entre outros.

Horário: Domingo, 14 de agosto das 16:30 às 18:30

Da ideia ao roteiro

Oficina com Daniel Esteves, vencedor do Troféu HQMix e autor da revista Nanquim Descartável.

A oficina “Da ideia ao roteiro”, ministrada por Daniel Esteves, oferecerá dicas práticas de roteirização de Histórias em Quadrinhos por meio de exemplos e do método de trabalho do palestrante. Entre os tópicos abordados estão o processo de se trabalhar uma história desde sua proposta, passando pelo ponto de vista a respeito do tema, até o desenvolvimento de uma trama e de personagens interessantes para o público, bem como a relação entre comunicador (roteirista), mensagem (ideia) e receptor (público).

Horário: Domingo, 14 de agosto 18:45 às 20:45

A inscrição em cada oficina custará 40 reais. No entanto, se você se inscrever em mais de uma oficina, terá descontos progressivos, da seguinte maneira; 2 oficinas por 70 reais, 3 oficinas por 90 reais, e as 5 oficinas por 200 reais. Além disso, quem se inscrever em qualquer uma das nossas oficinas, ganhará de brinde um pacotão de quadrinhos, contendo títulos dos autores do Petisco, do Quarto Mundo e da Balão Editorial.

As inscrições nas oficinas devem ser feitas através deste link.

Você pode efetuar o pagamento da taxa de inscrição pelo site indicado acima, utilizando cartão ou boleto bancário, ou pagamento por e-mail utilizando o sistema PagSeguro. Caso prefira o pagamento por depósito bancário, basta preencher o formulário de pré-inscrição (disponível na página de cada oficina) que em seguida lhe enviaremos nossos dados bancários.

Estaremos também aceitando o pagamento de taxas de inscrição durante o evento, no nosso estande, desde que hajam vagas ainda disponíveis e que o aluno tenha realizado a pré-inscrição na oficina desejada. A única forma de pagamento aceita no estande será dinheiro à vista.

E além dessa participação na HQCon, também faremos em Florianópolis, no dia 11, quinta-feira, lançamentos na revistaria A Toca (Rua Tenente Silveira, 111, loja 03 (subsolo)), a partir das 18hs. As obras a serem lançadas lá serão a Nanquim Descartável nº 4, a também quarta edição de Nova Hélade, e o livro Boiando em Moçambique. Aproveitaremos os lançamentos para também promover um bate-papo com os presentes sobre o “Mercado de Quadrinhos Independentes no Brasil”.

Então, vejo vocês em Floripa. =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>