Petisco

Publique a sua webcomic no Petisco

Enviei sua proposta de webcomic para o Petisco.

A ideia inicial do Petisco, como explicado neste primeiro post do nosso blog, era ter apenas sete séries de webcomics. Pois assim, com cada uma delas tendo uma página nova por semana, e publicadas em dias diferentes da semana, teríamos no Petisco ao menos uma página de quadrinhos nova todos os dias.

Mas com o grande crescimento de público que tivemos nesses quase dois anos de vida, achamos que valeria à pena aumentar o número de séries do site. Por isso decidimos que a cada semestre iremos acrescentar uma nova série ao Petisco. No entanto, como nesse ano não incluímos nenhuma série nova no primeiro semestre, neste segundo semestre iremos excepcionalmente estrear duas novas séries.

Então, se você quadrinista tem uma webcomic, ou pretende começar uma, e gostaria de publicá-la no Petisco, eis a sua chance. Segue abaixo um FAQ detalhando como funciona o Petisco e como você deve fazer para enviar a sua proposta de webcomic para nós. Importante ressaltar que as webcomics que não forem selecionadas para entrar neste semestre, ainda podem ser selecionadas para os semestres seguintes.

Como funciona a publicação de uma webcomic no Petisco?

Cada webcomic no Petisco possui o seu próprio blog, que utiliza o ComicPress, um template do WordPress próprio para a publicação de quadrinhos. A periodicidade de publicação da webcomic é de uma página por semana.

Que tipo de webcomic é aceita no Petisco?

Iremos dar preferencia as webcomics em formato de série, ou seja, quadrinhos que possuem personagens fixos que podem ser aproveitados em diversas histórias ou temporadas. No entanto, também aceitamos HQ fechadas, ou seja, aquelas que possuem uma única história com final determinado e que não permitem uma continuação ou novas histórias a partir dela. No entanto, a HQ deve ter no mínimo 100 páginas para ser publicada no Petisco (o que garantira no mínimo dois anos de publicação numa periodicidade de uma página por semana).

O que devo enviar na minha proposta de webcomic para o Petisco?

A sua proposta de webcomic para o Petisco deve conter os seguintes itens. Uma sinopse da webcomic, explicando o conceito geral dela. O argumento completo da história, no caso de uma HQ fechada, ou do primeiro arco de histórias, no caso de uma série. Sketches dos personagens. E ao menos cinco páginas da HQ finalizadas. Você deve enviar tudo isso para o e-mail petiscowebcomics@gmail.com

O Petisco paga aos quadrinistas pela publicação das webcomics?

Não, o Petisco não paga aos quadrinistas que fazem parte do nosso coletivo. No entanto, também não cobramos nada deles pelo uso do nosso servidor e domínio, além de oferecermos todo o suporte que eles precisam para gerenciar o blog de suas webcomics. Ou seja, o quadrinista não precisará perder tempo com as partes técnicas (e chatas) de administração e configuração do blog, e poderá dedicar esse tempo a produção de sua HQ.

Qual a vantagem de publicar minha webcomic no Petisco ao invés de publicar em meu próprio blog/site?

A principal vantagem de se publicar no Petisco, principalmente se for sua primeira webcomic, é que você não irá começar do zero, sem nenhum leitor, pois já contará com a comunidade de leitores que o Petisco conquistou.

De quem sãos os direitos autorais das webcomics publicadas no Petisco?

Os direitos autorais das webcomics publicadas no Petisco, tanto os direitos morais quanto os patrimoniais, pertencem aos seus respectivos autores, e apenas a eles. No entanto, todas as webcomics publicadas no Petisco devem estar licenciadas sob alguma licença Creative Commons, pelos motivos explicados neste post.

O Petisco possui exclusividade de publicação das webcomics que fazem parte do coletivo?

Não. Ou seja, se o autor de uma webcomic publicada no Petisco quiser publicá-la também em outro lugar da Internet, ele pode (como, por exemplo, em seu próprio blog, ou no facebook, ou até mesmo em outro coletivo de webcomics). No entanto, a página da webcomic deve ser publicada primeiramente no Petisco antes de ser publicada em qualquer outro lugar.

Posso posteriormente publicar a minha webcomic do Petisco de forma impressa?

Sim. E na verdade, incentivamos que você faça isso, pois o modelo adotado pelo Petisco consiste justamente em publicar primeiramente online e gratuitamente para formar leitores, e depois produzir um material impresso para poder vender a esses leitores conquistados no site. No entanto, qualquer material impresso feito a partir de uma webcomic publicada no Petisco deve conter o logo e o endereço do site do Petisco impresso em destaque, seja na capa, ou nas páginas internas. E isso vale tanto para a impressão de forma independente quanto por uma editora.

Posso personalizar o visual do blog da minha webcomic?

Sim. O Comicpress permite uma grande personalização do visual do blog. Mesmo se você não possuir conhecimento de HTML, PHP e CSS, é possível personalizar muitos dos elementos do blog através dos menus da dashboard do wordpress, como a imagem de cabeçalho e do fundo, a cor dos links, etc. No entanto, há alguns elementos do blog que são fixos e não podem ser alterados, como o logo do Petisco no rodapé do blog, os banners linkando aos outros blogs de webcomics do Petisco, etc.

Posso propor para o Petisco uma webcomic minha que já está sendo publicada?

Sim. Mas nesse caso, se sua webcomic for aprovada, ela deverá ser migrada para os servidores do Petisco, e para o sistema do ComicPress que usamos. No entanto, se ela já tiver um domínio próprio, você poderá continuar usando-o sem problemas, bastando apenas redirecioná-lo para o nosso servidor.

28 thoughts on “Publique a sua webcomic no Petisco

  1. André Andrade

    Olá galera! Tudo bem?
    Me chamo André Andrade, sou quadrinista e ilustrador independente.
    Sou ex aluno do grande Mario Cau do Instituto de artes Pandora.
    Possuo algumas mini séries prontas pra serem publicadas e gostaria muito de apoiar essa iniciativa e quem sabe, participar do grupo Petisco Webcomics com meus trabalhos.
    No momento o meio de divulgação que mais utilizo é o Facebook, mas caso queiram visualizar outros trabalhos, tenho Dvintart: http://andy-doug-funie.deviantart.com/

    Obrigado á todos.
    André Andrade.

  2. Leonardo Leão

    Adorei a novidade, estou treinando minha técnica, mas ainda não sou bom o suficiente para produzir uma webcomic… mas farei o possível para conseguir ter o trabalho publicado aqui

  3. Cadu Simões Post author

    Claudio, como está informado no texto, todo semestre iremos incluir uma nova webcomic no Petisco, e nesse semestre exclusivamente iremos adicionar duas. Ou seja, não há prazo limite para inscrições. As webcomic que nos forem enviadas, no prazo que for, vão entrar na fila de seleção. Se não forem selecionadas para esse semestre, continuarão na fila concorrendo a serem selecionadas em semestres futuros. A não ser que os autores não desejam mais concorrer a uma vaga no Petisco, aí retiramos a webcomic dele da competição.

  4. Claudio V. C

    Entendi, minha dúvida era caso quisessem estrear uma nova história em uma data específica. De qualquer forma, boa sorte à todos que participarem da seleção. Eu mesmo vou tentar adiantar um roteiro que tenho =D Um abraço!

  5. Cadu Simões Post author

    Não tem datas específicas para as webcomics estrearem. Nesse semestre, provavelmente as novas webcomics irão estrear em Outubro, ou talvez em Novembro, vai depender muito de como for caminhando a avaliação das propostas que nos tem sido enviadas.

  6. Davi Mello

    Oi Cadu,
    Estou publicando a um tempo uma web comics onde fazemos adaptaçoes de musicas para quadrinhos, esse tipo de sistema se enquadra na ideia do petisco? podemos cadastrar o nosso projeto?

    1. Cadu Simões Post author

      Bianca, não tem limite de idade. Basta que a pessoa seja um quadrinista responsável e que tenha autodisciplina para manter a periodicidade de publicação sem falhar. Ah, e claro, que a obra tenha um boa qualidade. =)

  7. Bianca Bezerra

    ola denovo!
    e se por exemplo minha webcomic for publicada, tem um limite da minha historia terminar, ou eu posso terminar ela ate o tempo que eu quiser?

    1. Cadu Simões Post author

      Oi Bianca. Como está dito no texto, o limite mínimo para a sua webcomic é de 100 páginas. Cumprindo esse limite, você pode terminar sua história quando quiser e em que momento for (desde que você feche a história e lhe dê um final bem amarrado, é claro).

    1. Cadu Simões Post author

      Thiago, como está dito no texto, cada webcomic do Petisco possui seu próprio blog em ComicPress. Então se você enviar uma proposta de webcomic, e ela for aprovada, iremos fazer um blog específico para publicá-la, o qual será hospedado junto com os outros blogs de cada webcomic aqui no servidor do Petisco.

  8. Daniel de Assis

    Tudo bem pessoal? Creio que tenha visto um pouco atrasao sobre a possibilidade de fazer parte do site. Para desenvolver o material necessário para enviar pra você eu preciso de duas semanas, ainda dá tempo?

    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho, principalmente para Ana Recalde e Dennis Mello que produzem o material que mais gostei.

  9. Pingback: Homem-Grilo no Petisco | Homem-Grilo

  10. Luan Montá

    Olá. Sou formado em animação, porém tenho um projeto que gostaria de ver como hq (online e/ou impressa). Entretanto, tenho algumas dúvidas, principalmente com relação a direitos autorais sobre a obra. O que deve ser registrado? Apenas personagens? Personagens e roteiro? Eu é quem devo fazer isso ou por intermédios de vcs isso poderia ser feito? Pesquisei vários grupos que talvez pudessem me ajudar, mas não obtive respostas satisfatórias para minhas dúvidas. Além disso, sendo um projeto só meu, eu teria que produzir tudo sozinho, e tenho pouco tempo livre. Por isso planejei a história em capítulos de no máximo 10 páginas, que por opção minha serão feitas no lápis com um leve colorido aquarelado. Sei que as webseries aqui seriam de uma páginas por semana, conforme está escrito. Se for mais viável publicar online (tenho um blog: http://www.magnumopuslm.blogspot.com), já estou pesquisando sobre creative commons, ao mesmo tempo que planejo registrar na biblioteca nacional os personagens principais da trama. Seria uma série não muito curta. Mas não seria toda em hq. Seria um misto de HQ com texto em prosa.
    Gostaria de umas dicas e tal, se possível. Qualquer ajuda e interesse no meu projetos são muito bem vindos.
    ah, antes que eu esqueça: seria uma hq mais adulta (mais pelo vocabulário e pelas ações de alguns personagens, mas nada erótico, pornográfico ou que favoreça atitudes negativas).
    Obrigado.

    1. Cadu Simões Post author

      Luan, segunda a Lei de Direito Autoral brasileira, o registro não é obrigatório. Como é dito no Art. 18. da lei; "A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro."

      Isso porque os seus direito autorais sobre a obra já são reconhecidos no momento da publicação, seja qual for a mídia, o que inclui a Internet.

      Mas se mesmo assim você quiser registrá-la, poderá fazer isso pelo site da Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=25
      Lá também tá tudo bem explicado de como funciona o registro, do que você precisa, e de como deve proceder.

  11. Luan Montá

    Ah, sim! Muito esclarecedor! Obrigado! Já ajudou bastante. Pelo menos para entender a base de tudo. Agradeço a ajuda.
    Assim que possível enviarei minha proposta. Mas antes: que tipo de material vocês NÃO aceitam? A webserie que eu imaginei não tem nada, imagino eu, que impossibilite publicação, mas é sempre bom saber, né? Evita confusões futuras. Fora isso: meu projeto de série maior eu talvez só consiga com 100 páginas (história fechada), apesar que mesmo assim imagino que 100 páginas não seja suficiente. Alguma sugestão?
    Agradeço novamente.

      1. Luan Montá

        compreendo. Imaginei que seria algo assim. mas mesmo assim eu gostaria de confirmar. É que no meu projeto de hq há um personagem extremamente preconceituoso e anti-ético. mas ele não é o foco da história, e os outros personagens agem corretamente (na medida do possível). Seria uma hq adulta, com temas mais adultos, diálogos mais pesados etc. Mas sem indecências explícitas. há problema em enviar material assim??

  12. Branca

    Olá! Eu sou Branca e por coincidência descobri a Petisco apenas recentemente – shame on me, porque um portal de boas webcomics em série brasileiro é um achado incrível e eu deveria conhecer, como profissional do ramo. Espero corrigir meu erro vasculhando todo o site e acompanhando as publicações atuais.

    Mas a verdade é que descobri o site em boa hora: estou desenvolvendo uma HQ para webcomic e pretendo enviar minha proposta quando já estiver no ponto. Mas tenho algumas dúvidas, se não for incomodar: Vocês vão aceitar uma série nova a cada semestre, indefinidamente? A minha HQ ainda tem algo de chão que andar para começar a ser produzida sem problemas, e não creio que a possa lançar até pelo menos o meio do ano que vem. Vocês se imaginam aceitando propostas para então?

    A outra dúvida é sobre o tema. Eu vi que as webcomics do Petisco são majoritariamente em série e com temas mais profundos, em contraponto à maioria das que se vêem por aí, mas também há de sarro e paródias. Vocês aceitariam, assim, qualquer tema para a webcomic em questão? Pode conter temas fortes (desastre emocional, loucura, estupro – não cenas explícitas, mas presente na trama), além de elementos potencialmente chocantes como violência, gore eventual (não obsessivo, apenas em algumas ocasiões) e nudez não erótica? Minha comic terá tudo isso, apesar de não ser baseada em nenhum desses elementos. Haveria algum problema?

    Obrigada e desculpe por todas as questões; é melhor saber tudo logo, né? :)

    1. Cadu Simões Post author

      Oi Branca. Aceitamos propostas para séries novas todo semestre indefinidamente. Então quando você quiser enviar a sua proposta, ela entrará para avaliação não só pro semestre seguinte, mas todos os semestre a partir dali, a não ser que você nos avise para tirá-la da concorrência.

      Quanto a presença de cenas fortes e violentas na HQ, não há problemas, desde que não sejam gratuitas e tenham um propósito pra história, fazendo sentido dentro da trama e no desenvolvimento das personagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>