Muita gente me pergunta qual é o meu processo de desenho, todos já desconfiam que é vetorial, disso eu tenho certeza. É isso mesmo, eu desenho no computador, até aí nada de mais, hoje em dia isso é bem comum, o que talvez cause estranheza, e causa, é eu desenhar com o mouse. Sim, não me acostumei a fazer isso com tablet, então abandonei e fiquei com a ferramenta que melhor me adapto e serve bem para o meu estilo simples de desenho.

Bom, vamos ao processo, só para matar a curiosidade de alguns, o melhor é mostrar com imagens. Como exemplo vou usar a página de hoje do DD, primeiro, é claro, vem um rabisco no papel, faço o esboço com grafite azul 09, costume herdado dos tempos de redação de jornal quando o sistema usado era o fotolito.

Making of de Demetrius Dante 01.

Depois do rabisco é escanear e jogar para dentro do mundo dos pixels. Uma vez o desenho na tela é começar a redesenhar por cima, meu esboço é bem tosco mesmo, isso porque eu sei que na hora da finalização vou corrigir e alterar o que eu não gostar ou achar que estava errado como, por exemplo, o tamanho do Demetrius em relação ao demônio.

Makinf of Demetrius Dante 02.

Making of Demetrius Dante 03.

O que resulta seria a boa e velha arte-final, já com as áreas de preto preenchidas.

Making of Demetrius Dante 04.

Na etapa seguinte é fazer, neste caso, os tons de cinza, tudo é bastante confortável para mim uma vez que estou dentro do mesmo ambiente de trabalho. Meu estilo de colorização é bem simples também, não existe praticamente nenhum degradée, são formas que vão se sobrepondo e formando as massas de cor, dando uma aparência de volume. Essa parte não entra no esboço porque quando penso no desenho ela vai se formando na minha cabeça e à medida que faço, vou decidindo se carrego mais ou menos nos tons. Nesse momento acabam entrando mais detalhes e ainda modificações que eu ache interessante  fazer na estrutura, para o bem do desenho.

Making of Demetrius Dante 05

Feito isso temos a página finalizada, com todos os elementos aplicados, diagramação, balões e textos, em P/B e tons de cinza.

Making of Demetrius Dante 06.

Depois é exportar um JPG, ir para o Photoshop e aplicar um Duotone, salvar na resolução e medida adequadas, e aí ela fica como vocês estão vendo no capítulo de hoje.

Espero que tenham curtido, valeu!