O Porquê do Quinto Mundo

Fórum para discussões livres. Aqui vale tudo, menos chute no saco e dedo nos olhos.

O Porquê do Quinto Mundo

Mensagempor cadusimoes » Qui Fev 25, 2010 03:31

No antigo fórum do Quinto Mundo havia um tópico em que eu explicava pra galera o porquê de ter criado o Quinto Mundo, mas infelizmente eu não consegui recuperar esse tópico nem mesmo pelo cache, então vou tentar explicar de novo.

Quando a lista do Quarto Mundo foi criada (antes mesmo do coletivo se chamar Quarto Mundo), começou a haver entre os integrantes da lista boas discussões sobre quadrinhos, com excelente trocas de experiências. Pois ainda que a produção de quadrinhos seja importante, e só produzindo muito é que um quadrinista conseguirá aprimorar suas habilidades até chegar a uma excelência técnica, acredito que essa troca de experiências também é enriquecedora pra nossa profissão (ainda mais tendo em vista que a atividade do quadrinista costuma ser um tanto solitária).

A minha idéia então de criar o Quinto Mundo foi abrir essas discussões que haviam na lista do 4mundo para o maior número possível de quadrinistas, pois acredito piamente no poder transformador e evolutivo que uma discussão pode gerar - e neste ponto sou extremamente socrático, e quem não gosta de discutir, ou não está habituado com a prática da discussão, costuma me considerar muito chato por causa disso (mas felizmente ninguém ainda me matou por gostar de discutir, como fizeram com Sócrates). =)

Mas para uma discussão causar essa evolução e aprendizado na pessoa, segundo Sócrates (citado através de Platão, é claro) é preciso que os debatedores sejam φιλοι, que pode ser traduzido como amigos, irmãos, ou até mesmo amantes, mas para Sócrates possuia um sentido que vai além desses; é uma relação de empatia entre os debatedores, de um se colocar no lugar do outro, mesmo que não concordem entre si. Então, nesse tipo de discussão o objetivo não é vencer. Não é provar que você está certo e o outro errado. Estar certo ou errado é o que menos importa aqui, pois a idéia é que após a discussão você tenha menos certezas do que tinha antes. Pois só assim você será capaz de reconstruir seu conhecimento (apenas para destruí-lo novamente na próxima discussão). E é através desse movimento de construção, destruição e reconstrução do conhecimento que poderemos chegar a um real aprendizado.

Portanto, esse fórum não tem um conjunto de regras sistematizadas (assim como antigo fórum tmb não tinha), pois acredito que vocês sejam capazes de seguir a regra de ouro para o andar de uma boa discussão, o respeito mútuo. Por enquanto eu sou o único moderador, e tentarei exercer essa função de forma mais justa possível. Mas acredito que como no antigo fórum, não teremos problemas, e os tópicos serão de boa qualidade e enriquecedores para todo nós. =)

Por fim, vocês devem ter percebido que o número de sessões no Quinto Mundo foram diminuidas. Antes cada uma das partes técnicas, como roteiro, desenho, arte-final, etc, estavam separadas. Mas como muita gente reclamava que isso atrapalha o acompanhamento das discussões, resolvi nesse novo fórum reunir tudo. As outras sessões continuam as mesmas, e se houver a necessidade mais pra frente de criar um nova sessão, será feita. Se você estiver em dúvida de qual sessão deve postar, faça o post aqui no Fórum Geral, que depois eu transfiro seu post para a sessão adequada caso necessário.

Bem, é isso. =D
cadusimoes
Site Admin

Mensagempor kame » Qui Fev 25, 2010 12:50

Oi Cadu, eu recebi a notícia do fórum do Quinto Mundo pelo Twitter, e achei muito legal a iniciativa.
Acho importante a gente ter um espaço pra discutir sobre nossos quadrinhos e trocar idéias e experiências, porque acredito acho ser a melhor forma de aprimorar as habilidades. Com certeza muita gente vai crescer e se desenvolver aqui.
Valeu a iniciativa! =D
kame

Voltar para Fórum Geral